A ficção imitando a realidade ops.. a REALIDADE imitando a ficção.

Uma da marcas fortes que consegue mostrar claramente o quanto as pessoas são influênciadas pelo que passa nas novelas é a moda. As pessoas costumam seguir, achar bonito.. não por isso, mas por que alguém na televisão está usando e não vai importar se você fica com muito calor vestida naquela roupa, o telespectador vai querer usar o mesmo que a atriz ou ator. Por exemplo na época da novela o clone, a moda eram lenços na cabeça, brincos grandes e anéis, pulseiras exóticas, olhos bem marcados e etc.

Personagens da novela O clone.
   

Até ai na questão da moda, o telespectador sente essa influência com sutileza. Mas o que nós queremos ressaltar é quando as novelas além de usar o seu poder de levar as pessoas a comprarem algo a levam a aceitar um ideia que é demonstrada dentro da novela através de casos e acontecimentos diversos onde levam as pessoas não só pensarem, mas a refletir e discutir sobre o assunto, como é o caso da mel (vivida pela atriz Debora Falabela), uma adolescente que entra no mundo das drogas e uma família inteira fica abalada com essa situação. Mostrando claramente como acontece na vida real.


Atriz Debora Falabela interpretando a personagem Mel.


Eu acredito que muitas vezes a televisão testa os limites dos telespectadores. Há 15 anos atrás na novela A Próxima Vitima nosso querido ator André Gonçalves fazia o papel de Sandrinho, um homossexual. Na época o ator chegou a sofrer violência verbal por parte dos telespectadores. Já na novela Morde e Assopra o mesmo faz um outro papel, Áureo, um jovem homossexual também. E a reação dos telespectadores é totalmente contraria. Mostrando assim que a sociedade tanto pode ser influênciada como pode influenciar. E tudo isso através das mídias.

André Gonçalvez interpretando Áureo.

André Gonçalvez interpretando Sandrinho.














Jéssica Santiago.
Estudante de Jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário